quinta-feira, 14 de outubro de 2010

REGRAS PROVA DO TAMBOR

PRA VC NAO FICAR BOIANDO NA HORA DE IR NO RODEIO.. DA UMA OLHADA NOS ESTILOS E NAS REGRAS UTILIZADAS NOS RODEIOS E PROVAS FUNCIONAIS.

MONTARIA EM TOURO - BULL RIDING

Na montaria em touros usa-se a corda americana com polacos (sinos) - que envolve o tórax do animal - , luvas, uma das mangas da camisa dobrada e a outra com o punho abotoado. Este tipo de montaria requer coordenação, reflexos rápidos e uma boa dose de coragem. A prova tem duração de oito segundos e o cavaleiro não deve tocar o animal ou o equipamento com sua mão livre. Na montaria Bull Riding, o desempenho do animal é tão importante quanto o do peão para a pontuação final.

É praticada, igualmente, em todos os países em que o Rodeio existe como esporte, sendo assim, a mais popular. Proporciona emoções ao público e exige do cowboy muito prepao físico e mental.




BAREBACK - ESTILO DE MONTARIA EM CAVALO

Neste estilo não existe estribo. O cowboy usa uma espécie de assento de couro - "pequena sela"-, adaptado com uma alça na espessura de 30 cm, posicionado na cernelha (a crina e o dorso do animal). No primeiro pulo desta prova de oito segundos, as esporas são posicionadas no pescoço do cavalo. No segundo, na puxada simultânea das esporas, as pernas do cowboy devem tentar alcançar a alça do bareback próximo à sua mão. O Cowboy fica em uma posção horizontal, batendo as costas na anca do animal enquanto a mão de equilíbrio permanece livre.




SADDLE BRONC - SELA AMERICANA

Criada em 1929, é a prova mais antiga do rodeio. Nela o cowboy segura o cabresto a um cabo feito de corda de sisal. O cavalo é arriado com sela sem o pito e sem baixeiro, ou seja, a capa feita em tecido grosso, colocada entre a sela e o lombo do animal. A prova tem a duração de oito segundos.

O peão segura com a mão de apoio numa corda de 1,20m aproximadamente. A mão de equilíbrio não pode tocar em nada. Já no primeiro pulo do animal, o peão esporeia entre a paleta e o pescoço do cavalo. No segundo, ele puxa as esporas da barriga até as nádegas do animal em direção ao arco traseiro da sela. Quanto maior a angulação, mairo será a nota. Os punhos das mangas da camisa são abotoados.




CUTIANO - MONTARIA EM CAVALO

Estilo de montar rústico, praticado unicamente no Brasil. Caracteriza-se pela falta de apoio do peão, pois apenas duas cordas são amarradas à peiteira do cavalo para que o peão possa segurar. Nessa modalidade é usado arreio - assento feito em couro -, baixeira, peiteira e rédeas com duas canas - tiras de corda. Embora esta montaria seja tipicamente brasileira, alguns peões do exterior têm participado da prova.

No primeiro pulo do animal o cowboy deve posicionar as esporas entre o pescoço e a paleta do cavalo. A partir do segundo pulo as esporas devem ser puxadas em direção à cava da paleta. As esporeadas aumentam o grau de dificuldade da montaria, uma vez que o cowboy fica mais solto sobre o animal, aumentando também as chances de notas mais altas.




LAÇO EM DUPLA - TEAM ROPING

Laçar um bezerro de aproximadamente 200 quilos, preferencialmente com chifres, é o grande desafio do trabalho de dois cavaleiros. Habilidade e velocidade são fundamentais para que o laçador cabeceiro lace os chifres ou pescoço do bezerro, enrolando a corda no pito da sela e puxando a presa. O laçador peseiro tem que laçar os pés do animal. Cordas enroladas no pito da sela, cabeceiro e laçador saem do boxe depois que o bezerro estourar a barreira. A dupla é penalizada em cinco segundos, acrescidos ao final, se o cavaleiro cabeceiro estourar a barreira. A mesma pena é aplicada ao peseiro que laçar um pé do bezerro em vez dos dois. A conclusão da prova se dá quando os dois laçadores se posicionarem um em frente ao outro com as cordas esticadas. A desclassificação acontece nos seguintes casos: quando o cabeceiro laçar a paleta do boi, quando a corda da cabeça ficar em formato de oito e quando um dos laçadores não conseguir enrolar a corda no pito. Vence a dupla que finhalizar o trabalho no menor tempo.




LAÇO DE BEZERRO - CALF ROPING

Velocidade e precisão são os requisitos básicos para o competidor, que tem pela frente a tarefa de laçar pelo pescoço um bezerro de cerca de 40 dias e 120 quilos. Depois de laçar, o cavaleiro desce do cavalo, derruba o bezerro e amarra três patas. O juiz autoriza a partida do laçador, que deve sair logo depois que o bezerro estourar a barreira, quando o cronômetro é acionado. O cavaleiro levanta as duas mãos para indicar o fim da laçada, cessando a marca do cronômetro. O laçador é desclassificado se quebrar a barreira-corda elástica amarrada no pescoço do animal, cruzando a frente do box do laçador e se o bezerro desamarrar a laçada enquanto ele estiver montando novamente. O tempo máximo para execução da laçada é de 120 segundos.




BULLDOG

Bem parecida com o Laço em Dupla, a prova exige técnica, velocidade e precisão dos cavaleiros no momento de descer do cavalo e derrubar o boi. Quem fica à direita faz o trabalho de esteira, uma forma de garantir que o boi não fuja pela esquerda. O cavaleiro que ficar do lado contrário, salta do cavalo em movimento, em cima da cabeça do boi, derrubando-o e virando o seu pescoço no chão. O vencedor é aquele que termina a prova no menor tempo. Recorde mundial é de 2,4 segundos.




TRÊS TAMBORES

Prova de modalidade feminina. Num percurso medido com exatidão, três tambores são colocados numa distância mínima de 4 metros um do outro. Nesta prova de precisão, a participante sai a galope, cronometrando-se o tempo de percurso entre as linhas de partida e de chegada. Depois do sinal de partida, a amazona começa pelo primeiro tambor, fazendo voltas de aproximadamente 360 graus até o terceiro, de onde dispara até a linha de chegada. É desclassificado o cavalo que ultrapassar a linha de chegada com qualquer parte do corpo pelo lado de fora, a amazona que errar o percurso e a que cair do cavalo. Cinco segundo é a penalização prevista para derrubada do tambor. O cavalo utilizado nesta prova é o Quarto de Milha.



EQUIPAMENTOS UTILIZADO NAS MONTARIAS

Sedém Corda feita de lã ou de fios do rabo do cavalo. É amarrada na virilha do animal para estimular os pulos. Não machuca, apenas faz cócegas. É usado em todas as montarias de cavalo e touro.
Corda Americana Acessório que envolve o tórax do animal onde o peão segura com a mão de apoio. Feita de naylon ou rami (fibra vegetal), é trançada manualmente e recebe breu para possibilitar maior aderência ao segurá-la com luva. Usado apenas na montaria em touro.
Polacos São usados junto a corda americana para dar um pouco de peso e fazer com que logo após a montaria ela se solte do animal. Acessória da Montaria em Touro.
Arreio Assento de couro colocado sobre o cavalo no estilo Cutiano.
Barrigueira Cintos que prendem o arreio (Cutiano), "pequena sela" adaptada com uma alça (Bareback), e a sela (Sela Americana) ao cavalo, passando pela barriga do animal.

Rédeas Corda em que o peão segura com a mão de apoio. Usada apenas no estilo Cutiano.
Peiteira Apoio que passa no peito do cavalo. Usado para proporcionar maior equilíbrio ao peão no estilo Cutiano.
Baixeiro Capa feita em tecido grosso ou pele de carneiro, colocada entre o lombo do animal e o arreio. Usada no Cutiano.
Alça de Apoio É adaptada a uma "pequena sela", sendo que este conjunto é posicionado entre a crina e o dorso do animal. Acessório do Bareback.
Cabo de Sisal Corda presa ao cabresto
Cabresto Vai na cabeça do cavalo, é usado na montaria de Sela Americana, é ligado a um cabo de 1m20 aproximadamente.

Sela Assento feito em couro, sem pito, usado apenas na modalidade Sela AMericana.


REGRAS DO RODEIO

- Nos bretes de saída, tanto o peão quanto o animal já devem estar prontos para a montaria, com todos os equipamentos regulados. O traje obrigatório do cowboy é composto pelo chapéu, camisa de manga comprida com a mão de equilíbrio abotoada, calça de couro e botas. Pode-se optar pelo uso do capacete e do colete salva-vidas.

- Não são permitidos objetos cortantes que possam ferir o animal, por isso a espora é rombuda (sem pontas).


- O Rodeio em Cavalos conta com três estilos diferentes de montaria, sendo que os equipamentos do animal são diferentes em cada um deles.

O Cutiano, praticado somente no Brasil, utiliza, arreio, peiteira, baixeiro, rédeas e sedém.

O Saddle Bronc (Sela Americana) , substitui o arreio pela sela sem pito esem o uso do baixeiro.

No Bareback, um outro estilo americano, o equipamento utilizado é uma "pequena sela", adaptada com uma alça em que o peão segura com a mão de apoio. Não há estribos.

É proibido dar nós nas rédeas, amarrado-as entre as mãos para obter maior firmeza durante a montaria.


- Na montaria em Touro são usados apenas o sedém na posição da virilha e, envolvendo o tórax, a corda americana com um nó de ajuste.


- O julgamento da apresentação dentro da arena avalia vários ítens envolvendo o conjunto formado pelo peão e pelo animal. A pontuação vai de zero a cem ou , no caso de dois juízes, de zero a 50, somando-se as duas notas. Ainda no cado de três juízes, fica valendo a nota intermediária. Por exemplo: o juiz A deu nota 55, o B 60 e o C 50. Vale a Nota 55.

- Sistema de pontuação final é o de ponto corrido, ou seja, quem tiver a maior soma de todos os dias do Rodeio, será o campeão ao final da disputa.


- Durante os oito segundos, tempo de duração da montaria, será considerado apelo o toque da mão de equilíbrio no naimal, no próprio corpo ou na arena, a menos quena saída do brete a porteira não seja fechada em tempo hábil. Fixar a espora na corda, buscando mais firmeza ("montar nos nós") é outra irregularidade.


- Mão e braço de equilíbrio devem estar bem colocados. O Peão precisa ter estilo e demonstrar domínio sobre o que faz.


- No Rodeio em Cavalos, a ‘tecnica é esporear no epscoço sempre puxando para cima, em direção às mãos. As esporeadas faem com que o peão fique mais solto , tonrnado a montaria mais difícil.


- Mas não é só sobre o competidor que um juiz de Rodeio concentra sua atenção. O bom desempenho do animal também é fundamental para o sucesso de uma montaria. Quanto mais dificuldade ele impor ao peão, maior será a nota. Aqueles que possuem um salto prancheado, isto é, que mantêm o dorso na vertical com as patas esticadas, deixando à mostra a barriga, são classificados com animais de eleiminação. Quando dá saltos pequenos ou "embucha"(pára de pular), certamente tira pontos do cowboy. Por isso, antes de o Rodeio ter início são realizados os sorteios.


- Toda vez que o desempenho do animal for precário e o peão obter uma nota inferior a 64 pontos para Montarias em Touro e 33 pontos para Cavalo, ele terá direito a uma nova montaria com um animal reserva, já sorteado.


- É importante ressaltar que peão e animal serão avaliados somente se concluirem o tempo regulamentar da montaria, ou seja, oito segundos (Apenas em rodeios profissionais).

EUDER DE LIMA ROSEMBERG MENDES
MIRIAN CLÉIA REIS MENDES
RUDRIGO DE LIMA ROSEMBERG MENDES
LUCENI RODRIGUES PEREIRA
CHARLENE SOARES DIAS
ALVIMAR DOS SANTOS AMORIM
ERIBALDO CIDRÃO FILHO
IZENI MEIRELES DE SOUZA
JANIO GUERRA DOS SANTOS
EDNA SOUSA FERREIRA
NILZETE BATISTA MORAIS PEREIRA
OSMAR FERREIRA SILVA
ARTURZINHO ALVES ROCHA
ANDRÉIA DIAS NASCIMENTO
LUCIANO BORGES LACERDA
JAILTON DOS SANTOS OLIVEIRA
MARCUS VINICIUS PINHEIRO PEREIRA
RODRIGO MORAIS PRATES
FERNANDO ALVES VIANA
EDIOMAR NEVES DA SILVA
MARCUS VINICIUS OLIVEIRA SANTOS
SILVANY RODRIGUES DE LACERDA
WARLEY MARTINS DOS SANTOS
JACKSON SILVA CARDOSO
CHARLES MARQUES PEREIRA
VALDOMIRO ALVES VIANA
ROSALVO MANOEL DE JESUS DIAS
CLAUDETE ALVES DE SOUSA
EDNALVA CARDOSO VIANA
VANUZA DE SOUZA PENHA
NILTOMAR BENTO DIAS
ADILSON PEREIRA NEVES
NIVALDO MOREIRA LIMA
ANDREIA DE JESUS NASCIMENTO
JOSE MARTINS DE SOUSA
DAVID DA SILVA SANTOS
WILSON OLIVEIRA SANTOS
NOMECI MARIA MOREIRA PENA
PAULO DE SOUZA SILVA
ILVANI SILVEIRA
SILVANA MARIA SANTOS
ARIOVALDO JOSE DA ANUNCIAÇÃO
VANESSA DE JESUS SILVA
GILBERTO PEREIRA ALVES
BERNEÁ MARCIANO DA COSTA
SANDRO ANTONIO RESENDE DOS SANTOS
JOSE BARBOSA DOS SANTOS
LAURINDO DIAS DAS VIRGENS
NOELI DIAS DO VALE
AILDO BISPO DOS SANTOS
ARMANDO GONÇALVES FERREIRA
JOSÉ CARLOS DOS ANJOS SILVA
ERLANE XAVIER DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário