quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Vaquejada é uma atividade recreativa-competitiva


A Vaquejada é uma atividade recreativa-competitiva, com características de esporte, brasileira da região Nordeste, no qual dois vaqueiros a cavalo têm de perseguir o animal (boi) até emparelhá-lo entre os cavalos e conduzi-lo ao objetivo (duas últimas faixas de cal do parque de vaquejada), onde o animal deve ser derrubado.
Índice


* 1 História
o 1.1 Anos 40
o 1.2 Evolução da vaquejada
* 2 Regras
* 3 Regulamentação
* 4 Críticas dos defensores dos animais
* 5 Campeonatos
* 6 Parques de vaquejada do nordeste
* 7 Parques de vaquejada do sudeste
* 8 Referências
* 9 Ligações externas

História

Na época dos coronéis, quando não havia cercas no sertão nordestino, os animais eram marcados e soltos na mata. Depois de alguns meses, os coronéis reuniam os peões (vaqueiros) para juntar o gado marcado. Eram as pegas de gado, que originalmente aconteciam no Rio Grande do Norte. Montados em seus cavalos, vestidos com gibões de couro, estes bravos vaqueiros se embrenhavam na mata cerrada em busca dos bois, fazendo malabarismos para escaparem dos arranhões de espinhos e pontas de galhos secos. Alguns animais se reproduziam no mato. Os filhotes eram selvagens por nunca terem mantido contato com seres humanos, e eram esses animais os mais difíceis de serem capturados. Mesmo assim, os bravos vaqueiros perseguiam, laçavam e traziam os bois aos pés do coronel. Nessa luta, alguns desses homens se destacavam por sua valentia e habilidade, e foi daí que surgiu a idéia da realização de disputas.[1]

O Rio Grande do Norte é apontado como o estado que deu o primeiro passo para a prática da vaquejada.

O historiador Câmara Cascudo dizia que por volta de 1810 ainda não existia a vaquejada, mas já se tinha conhecimento de uma atividade parecida. Era a derrubada de vara de ferrão, praticada em Portugal e na Espanha, onde o peão utilizava uma vara para pegar o boi. Mas derrubar o boi pelo rabo, a vaquejada tradicional, é puramente nordestina. Na região Seridó do Rio Grande do Norte, onde tudo começou, era impossível o uso da vara, pois o campo era muito acidentado e a mata muito fechada, e por essa razão tudo indica que foi o vaqueiro seridoense o primeiro a derrubar boi pelo rabo.

Somente em 1874 apareceu o primeiro registro de informação sobre vaquejada. O escritor José de Alencar escreveu a respeito da "puxada de rabo de boi" no Ceará, mas não como sendo algo novo, ele deixou claro que a prática já ocorria anteriormente. E se existia no Ceará, era indiscutível que pudesse existir em estados vizinhos como, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí, já que eram regiões tão semelhantes nos hábitos, atividade econômica e social, e ambiente físico. Foi isso que levantou a suspeita dos pesquisadores. Eles descobriram pela tradição falada que muito antes de 1870 já se praticava vaquejada no Seridó Potiguar. Uma indicação para isso era a existência dos currais de apartação de bois, que deram origem ao nome da cidade de Currais Novos, também no Rio Grande do Norte. Esses currais foram feitos em 1760. E era entre 1760 e 1790 que acontecia em Currais Novos a apartação e feira de gado. Foram dessas apartações que surgiram as vaquejadas. O pátio de apartação de São Bento, no município de Currais Novos foi construído em 1830.

No Nordeste, desde a colonização, o gado sempre foi criado solto. A coragem e a habilidade dos vaqueiros eram indispensáveis para que se mantivesse o gado junto. O vaqueiro veio tangendo os bois, abrindo estradas e desbravando regiões. Foram eles os grandes desbravadores do sertão nordestino, e muito especialmente do sertão do Seridó, região cheia de contos e lendas de bois e de vaqueiros.[1]
 Anos 40

Sem registros precisos de datas, sabe-se apenas que em meados de 1940 os vaqueiros de várias partes do nordeste começaram a tornar público suas habilidades, na Corrida do Mourão, que começou a ser uma prática popular na região nordeste.[1]

Os coronéis e senhores de engenho passaram a organizar torneios de vaquejadas, onde os participantes eram os vaqueiros, e os patrões faziam apostas entre si, mas ainda não existiam premiações para os campeões. Os coronéis davam apenas um "agrado" para os vaqueiros que venciam. A festa se tornou um bom passatempo para os patrões, suas mulheres e seus filhos.

Após alguns anos, pequenos fazendeiros de várias partes do nordeste começaram a promover um novo tipo de vaquejada, onde os vaqueiros tinham que pagar uma quantia em dinheiro, para ter direito a participar da disputa. O dinheiro era usado para a organização do evento e para premiar os vencedores.

As montarias, que eram formadas basicamente por cavalos nativos daquela região, foram sendo substituídas por animais de melhor linhagem. O chão de terra batida e cascalho, ao qual os peões estavam acostumados a enfrentar, deu lugar a uma superfície de areia, com limites definidos e regulamento. Cada dupla tinha direito a correr três bois. O primeiro boi valia 8 (oito) pontos, o segundo valia 9 (nove) e o terceiro boi correspondia a 10 (dez) pontos. Esses pontos eram somados e no final da vaquejada era feita a contagem de pontos, a dupla que somasse mais pontos era campeã, e recebia um valor em dinheiro. Esse tipo de vaquejada foi e ainda é chamada de "bolão".

Com o tempo, a vaquejada se popularizou de tal forma que existem clubes e associações de vaqueiros em todos os Estados do Nordeste, calendários de eventos e patrocinadores de peso, envolvendo um espírito de competição que agrada a muitos.
[editar] Evolução da vaquejada
Derrubada do boi na vaquejada.

* De 1880 a 1910: A prática era com a lida do boi, a apresentação nos sítios e fazendas. Não existia formalmente o termo Vaquejada. O Brasil vivia um momento de transição da Monarquia para a República. As músicas de Chiquinha Gonzaga estouravam nas paradas de sucesso.
* De 1920 a 1950: A idéia da festa da vaquejada começava a existir com as brincadeiras de argolas e corridas de pé-de-mourão. Nesse período, o temido Lampião costumava participar das festinhas com argolas, em fazendas de amigos. Na época destacavam-se, na música, Noel Rosa, Ari Barroso, e surgia um garoto chamado Luiz Gonzaga no Brasil republicano, onde brilhou a estrela de Getúlio Vargas.
* De 1960 aos anos 70: Começam a ser disputadas as primeiras vaquejadas na faixa dos seis metros. Ainda eram eventos de pequeno porte, em sua maioria festinhas de amigos, com participação mínima de vaqueiros. O Brasil vivia a época da ditadura. O forró de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Marinês e outros animavam as festas.
* De 1980 aos anos 90: Mudanças nas regras da vaquejada. A faixa dos seis metros, que exigia força do vaqueiro, passou a ser de dez metros, cuja principal característica é a técnica. Começam a ser distribuídos prêmios para os competidores, mas o público ainda era pequeno. Época em que o País inteiro foi às ruas gritar pelas eleições diretas que foram consolidadas em 1988.
* Anos 90 até a atualidade: A vaquejada é encarada como um grande negócio. Os organizadores começam a cobrar ingressos e o público entende a proposta. O vaqueiro é reconhecido como um atleta da pista. Nasce um novo forró com o surgimento de bandas como "Mastruz com Leite". Resultado: parques lotados e, a cada ano, surgem mais pessoas interessadas pela atividade.

Regras

As disputas são entre várias duplas, que montados em seus cavalos perseguem pela pista e tentam derrubar o boi na faixa apropriada para a queda, com dez metros de largura, desenhada na areia da pista com cal. Cada vaqueiro tem uma função: um é o batedor de esteira, o outro é o puxador.

O Batedor de Esteira

É o encarregado de "tanger" o boi para perto do derrubador no momento da disparada dos animais e pegar o rabo do boi e imediatamente passar para o colega.

O Puxador

É o encarregado de puxar o rabo do boi e de derrubá-lo dentro da faixa apropriada.

O Juiz

O juiz serve como árbitro na disputa entre as duplas e deve ficar ao alto da faixa onde o boi será derrubado. Ao cair na pista, dependendo do local, pontos são somados ou não a dupla.

Se o boi for derrubao dentro da faixa apropriada para esse fim, com as quatro patas para o ar, ele grita para o público: "Valeu Boi", então, soma-se pontos a dupla, se isso não acontecer, ele fala: "Zero Boi", a dupla não consegue somar pontos.
[editar] Regulamentação

O Peão de vaquejada hoje é regulamentado pela Lei nº 10.220, de 11 de abril de 2001, que considera "atleta profissional o peão de rodeio … Entendem-se como provas de rodeios as montarias em bovinos e eqüinos, as vaquejadas e provas de laço, promovidas por entidades públicas ou privadas, além de outras atividades profissionais da modalidade organizadas pelos atletas e entidades dessa prática esportiva".

Empresários de todo o País vêem o evento como um grande e próspero negócio. As vaquejadas são consideradas "Grandes Eventos Populares" deixando de ser uma simples manifestação Cultural Nordestina, e atraindo um excelente público onde quer que aconteçam.[1]
Críticas dos defensores dos animais

A vaquejada, assim como o rodeio, é repudiada pelas entidades de defesa animal brasileiras, embora ainda não haja uma militância notável contra a prática.

Entre as maldades denunciadas nesses eventos, estão o ato de submeter os bois ao medo e desespero através de encurralamento e agressões a choque elétrico e pancadas, no intuito de fazê-lo correr em fuga, a descorna dos mesmos sem anestesia e o fato de os cavalos serem atiçados a correr mediante golpes de esporas aplicados pelos vaqueiros. Os próprios atos de perseguir o animal e puxar sua cauda também são considerados per se agressões pelos defensores dos animais. Além disso, são relatadas com certa frequência consequências muito nocivas da tração forçada na cauda e da derrubada do boi, tais como fraturas nas patas, traumatismos e deslocamento da articulação da cauda ou até a amputação desta.

Outro detalhe, reconhecido pelos próprios organizadores de vaquejadas,[2] é que o boi pode não conseguir se levantar após ser derrubado. O julgamento da prova é realizado mesmo com o boi inerte no chão.

Além das consequências físicas nos animais, questões éticas entram em debate, como o questionamento do embasamento moral de se explorar e agredir animais para fins de diversão, a validade de se chamar de esporte um evento de entretenimento baseado por definição no abuso dos mesmos e o dilema da prevalência do valor cultural deste tipo de atividade sobre o bem-estar e a dignidade dos bichos.
[editar] Campeonatos

* Mundial de Vaquejada em Itapebussu, Ceará
* Circuito Mastruz com Leite de Vaquejada.
* Circuito Pernambucano de Vaquejada
* Circuito Maranhense de Vaquejada
* Missa do Vaqueiro, Serrita-Pe

Parques de vaquejada do nordeste

Pernambuco

* Parque Nacional do vaqueiro, Serrita (Pernambuco)
* Parque José Beijamim, Parnamirim, Pernambuco.
* Parque Bom Jesus, Parnamirim, Pernambuco.
* Parque Senhora santana, Parnamirim, Pernambuco.
* Parque Boa sorte, Parnamirim,Pernambuco.
* Parque Acaua, Garanhuns,Pernambuco
* Parque J. Galdino, Surubim, Pernambuco.
* Parque 3 Vaqueiros, Caruaru, Pernambuco.
* Parque Sovaca, Caruaru, Pernambuco.
* Parque Milani, Caruaru, Pernambuco.
* Parque Ceres, Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.

Rio Grande do Norte

* Parque Veras, Campo Grande, Rio Grande do Norte.
* Parque Sant'Ana Campo Grande, Rio Grande do Norte.
* Parque Otaviano Pessoa, Macaíba, Rio Grande do Norte.
* Parque Porcino Park Center, Mossoró, Rio Grande do Norte.
* Mossoró Park Show, Mossoró, Rio Grande do Norte.
* Parque Dr. Sílvio Bezerra de Melo,Currais Novos, Rio Grande do Norte.
* Parque Flávio Sá, Macau, Rio Grande do Norte.
* Parque Manoel de França Assunção, Santana do Matos, Rio Grande do Norte.

Ceará

* Parque Zequinha Chicote, Brejo Santo, Ceará.
* Parque Francisco Brasileiro Cruz Clemensor, Missão Velha, Ceará.
* Parque Novilha de Prata, Itapebussu, Ceará.
* Parque Antônio Siebra, Várzea Alegre, Ceará.
* Parque Silva Antero, Farias Brito, Ceará.
* Parque de Vaquejadas, Exposições e Eventos Joaquim Vieira Lima, Boa Viagem, Ceará.
* Parque de Vaquejada Hermínio Veras, Boa Viagem, Ceará.
* Parque de Vaquejada Raimundo Abílio, Distrito de Guia, Boa Viagem, Ceará.
* Parque Padre Cícero, Juazeiro do Norte, Ceará.
* Clube do Vaqueiro, Fortaleza.
* Parque Pereira de Freitas, Jaguaribe, Ceará.
* Parque Mei do Mato, Quixadá, Ceará



Paraíba

* Parque Ivandro Cunha Lima, Campina Grande, Paraíba.
* Parque Maria da Luz, Campina Grande, Paraíba.
* Parque Cowboy, João Pessoa, Paraíba.
* Parque Maria das Neves, Cajazeiras, Paraíba.
* Parque Donana Rocha, Marizópolis, Paraíba.
* Parque Maria da Paz, Soledade, Paraíba.
* Parque José Pessoa, Cuité, Paraíba

Bahia

Parque Maria do Carmo, Serrinha, Bahia.
Parque Toninho Romeu - Haras e Centro de Treinamento Ranca Tampa, Itaberaba, Bahia.
Parque Miguel da Hora - Jaguaquara
Parque Luiz de Carvalho - Encruzilhada - Bahia
Parque 12 de Dezembro - Itapetinga
Parque 3 Amigos - Juazeiro
Parque Acioly Leal - Ibucuí
Parque Alcides Ramos Gordiano - Conceição do Coité
Parque Alfredo José dos Santos - Tanquinho
Parque Américo Castro - Barra do Rocha
Parque Americo D`onofrio - Jaguaquara
Parque Antônio Barreto - Ipirá
Parque Antônio Flávio de Carvalho - Jeremoabo
Parque Antônio Guilherme Lima - Feira de Santana
Parque Antônio Ramos - Catu
Parque Arerê - Casa Nova
Parque Aristo Pires de Novais - Lajêdo do Tabocal
Parque Az de Ouro - Itapetinga
Parque Balança Boiada - Cachoeira
Parque Benedita Rebouças - Caetite
Parque Benjamin Souza Filho - Paratinga
Parque Bento Meneses - Dom Macedo Costa
Parque Cabana do Yng - Buerarema
Parque Carla Pinheiro - Olindina
Parque Cavalo de Aço - Itabuna
Parque Cecilio Mota - Jacobina
Parque Celino Souza - Itapetinga
Parque Chapada Diamantina - Itaberaba
Parque Club da Derruba - Vitória da Conquista
Parque Clube do Vaqueiro - Serrinha
Parque Coliseu do Sertão - Feira de Santana
Parque Constantino de Souza - Luis Eduardo Magalhães
Parque Coração de Jesus - Coração de Jesus
Parque Coronel José Rufino - Riachão do Jacuípe
Parque das Mangueiras - Conde
Parque de Erinézio Cristo - Ouriçangas
Parque de Exposição e Vaquejada Luís de Carvalho - Encruzilhada
Parque de Exposição Morro do Chapéu - Morro do Chapéu
Parque de Exposicões de Salvador - Salvador
Parque de Pedro Borges - Coração de Maria
Parque de Vaquejada e Centro de Treinamento Rancho Turbina - Barreira
Parque de Vaquejada e Exposições Joaquim Machado - Serra do Ramalho
Parque de Vaquejada Haras Gaia - Serrinha
Parque Deraldo Cedraz - Mairi
Parque Desportiva Rural de Vitória da Conquista - Vitória da Conquista
Parque Dois Irmãos - Itambé
Parque Dois Irmãos - Serrinha
Parque Dr. Mario Porciúncula - Riachão do Jacuípe
Parque Durval Oliveira - Almadina
Parque Edgard Lôbo - Iguai
Parque Eduardo Gomes Brito - Santanópolis
Parque Espora - Cícero Dantas
Parque Faixa de Ouro - Salvador
Parque Felipe Gusmão - Itambé
Parque Fernando Carneiro da Silva - Serrinha
Parque Isabel Andrade - Muquem do São Francisco
Parque Itabaiana - Brejolândia
Parque Itacyra - Tanquinho
Parque José Cardoso - Jacobina
Parque João Bosco Loiola - Uauá
Parque João Ferreira da Cruz - Irará
Parque Jorge Delfran - Araças
Parque José Costa - Candeal
Parque José Elizeu de Oliveira - Riachão do Jacuípe
Parque José Firmino de Lima - Conceição do Coité
Parque José Francisco dos Santos - Cícero Dantas
Parque José Juventino - Feira de Santana
Parque Líbia Cedraz - Conceição do Coité
Parque Licurizal - Santanópolis
Parque Luciano Freire - Alagoinha
Parque Luiz de Carvalho - Encruzilhada
Parque Major do Vale - Formosa do Rio Preto
Parque Manuel Rodrigues Sobrinho - Campo Formoso
Parque Maria do Carmo - Serrinha
Parque Maria Eduarda - Ribeira do Pombal
Parque Maristela Galy Galvão - Coaraci
Parque Monte Líbano - Mata de São João
Parque Municipal Major Leopoldo - Formosa do Rio Preto
Parque Napoleão Caldas - Olindina
Parque Neca Pires - Itiruçu
Parque Nestor Mesquita Martins Filho - Ipiaú
Parque Normando Navarro - Ubaíra
Parque Nossa Senhora da Conceição - Conceição de Feira
Parque Nossa Senhora da Purificação - Irará
Parque Olivério Ferreira Salgado - Potiraguá
Parque Pai, Irmão e Primo - Teodoro Sampaio
Parque Paschoal Laudano - Pojuca
Parque Rancho pé de Serra - Itarantim
Parque Rasga Tanga - Cruz das Almas
Parque Reencontro dos Vaqueiros Osvaldo Cara Branca - Jaguaquara
Parque Regional Asa Branca - Coração de Maria
Parque Rio dos Peixes - Rio Real
Parque Salvador Cordeiro - Candeal
Parque São Bento - Ourolândia
Parque São Gabriel - Ribeira do Pombal
Parque São Luiz - Castro Alves
Parque Sérgio do Forró - Juazeiro
Parque Sertão Luz - Jacobina
Parque Sorria - Fátima
Parque Theonas Silva Rebouças - Nova Itarana
Parque Toninho Romeu - Itaberaba
Parque Tota Carvalho - Glória
Parque Três Irmãos - Nova Fátima
Parque Três Irmaos - Feira de Santana
Parque Ulisses Gonçalves Campos - Poções
Parque União - Rio Real
Parque Valeu o Boi no Cacau - Itabuna
Parque Vavá Nascimento - Sapeaçu
Parque Zulmiro Oliveira Salgado - Potiraguá
Williames Thiago dos Santos Santana - Juazeiro


Sergipe

* Parque de Vaquejada Zeze Rocha, Lagarto, Sergipe.
* Centro Equestre Mainzão, Campo do Brito, Sergipe.
* Parque de Vaquejada São Rafael, Nossa Senhora Aparecida, Sergipe.

Maranhão

* Parque Luanna, Vitorino Freire, Maranhão,
* Parque Centauro, São Luis,
* Parque Mäe Luzia, [[Santa Luzia do Tidi],Maranhão.
* Parque Santa Lourdes, Imperatriz, Maranhão

Alagoas

* Parque Padre Cícero, Delmiro Gouveia, Alagoas.
* Parque Antônio Rouco, Viçosa, Alagoas.
* Parque Palmery Soriano, Alagoas
* Parque sossaite, Maragogi, Alagoas
* Parque José Pessoa,Cuité, Paraiba

Parques de vaquejada do sudeste

Rio de Janeiro

* Parque de Vaqujada Ana Dantas, distrito de Xerém, Duque de Caxias, Rio de Janeiro
* Parque de Vaquejada Vovô Juquinha Pompéu - Minas Gerais
* Parque de Vaquejada de Coração de Jesus - Minas Gerais - Vaquejada nacional de Coração de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário