quinta-feira, 14 de outubro de 2010

História da Queima do Alho

HISTÓRIA DA QUEIMA DO ALHO

Queima do Alho


Tradicional "Queima do Alho"

O que é Queima do Alho?
Trata-se de um concurso culinário, em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo.

O prato é composto de: arroz carreteiro feijão tropeiro, couve e churrasco e é feito em fogão improvisado, bem próximo ao chão.

A história deste ritual data dos tempos em que os tropeiros viajavam para vender seus bois. Os grupos eram compostos por um cozinheiro, um ajudante de cozinha e peões. Como as viagens eram longas, duravam entre três e quatro meses, os cozinheiros tinham a preocupação de trazer no lombo dos animais, alimentos não perecíveis, conservados no sal grosso.

RECEITAS

(porções para 10 pessoas)

Arroz Tropeiro

Ingredientes: 1 kg de carne-seca, 1 kg de arroz, alho, pimenta e sal a gosto.
Modo de preparo: cozinhar a carne seca trocando-se a água duas vezes durante a fervura. Depois de retira-la do fogo pique com a faca até ficar quase como carne moída (não se recomenda moer na máquina, pois altera o sabor).
Em seguida, a carne deve ser colocada em uma panela grossa com banha já quente, junte com o tempero (alho picado batido, pimenta e sal). Toste um pouquinho e adicione o arroz escorrido e bem lavado. Deixe refogar por algum tempo e sempre mexendo adicione água aos poucos, acompanhando o cozimento.

Nota: este tipo de arroz fica mais gostoso ainda no dia seguinte, requentado.


Feijão Tropeiro

Ingredientes: 1 kg de feijão, 100 g de bacon, 250 g de lingüiça de porco, 250 g de torresmo de panceta, 150 g de carne seca frita (pedaços), 200 g de farinha de mandioca, cebola, alho, pimenta, cheiro verde e sal a gosto.
Modo de preparo: ponha água para ferver com o feijão, (não deixe o feijão de molho de um dia para o outro). Em outra panela frite em banha um pouco de torresmo. Durante a fase de cozimento do feijão, adicione os outros ingredientes: panceta de porco, toucinho, torresmo frito, lingüiça de porco, que deve estar cozida e cortada em rodelas finas, bacon, pedaços de gordura, carne seca. Em seguida para refogar, frite alho picado em banha com um pouco de pimenta do reino.

Paçoca de Carne

Ingredientes: 1kg charque picadinho (batido com faca), ½ kg de farinha de mandioca, ½ kg de farinha de milho.
Modo de preparo: coloque em uma panela óleo quente já com todo o tempero, principalmente alho picado, adicione a carne, deixe refogar por uns 5 minutos. Depois coloque a carne dentro de um pilão de madeira juntamente com a farinha de mandioca e a de milho, pilar até ficar fofinha.


Carne de churrasco

Ingredientes: 3 kg de carne, água e sal. Modo de Preparo: A carne deve ser fatiada em pedaços grossos e banhada em água com sal e um pouco de alho amassado. Deixe-a tomar sereno durante a noite. Depois asse em chapa de folhão.
Queima do Alho

Vaca atolada

Ingredientes

2kg de costela bovina
1,5kg de mandioca
1 cabeça de alho (batido)
1/2 colher (sopa) de pimenta-do-reino
5 tomates concassé bem maduros (sem pele, sem sementes e em cubos, reduzido ao fogo)
80g de sal
1/2 maço de cebolinha (para decoração)
2 cebolas médias (picadas)
Modo de preparo

Limpe a costela, lavando-a em água corrente. Tempere com 60g do sal, o alho, a cebola, a pimenta e os tomates concassé. Reserve por uma hora. Após o descanso, refogue a costela numa panela, adicione água e espere ferver. Retire toda a espuma que formar e leve à pressão, por 15 minutos. Após este tempo adicione a mandioca e deixe ferver até adquirir o ponto de preferência, com mais ou menos caldo. Para a finalização, salpique a cebolinha picada sobre o prato.


Feijão Tropeiro

Uma grande tradição na gastronomia sertaneja é a queima do alho, por ter nascido na época das comitivas de peões que transportavam boiadas pelo interior do país. Essas jornadas duravam vários dias. Os cozinheiros seguiam à frente das comitivas até os pontos de pouso para preparar as refeições. Quando a comida estava pronta, o berranteiro tocava para avisar os peões, que comentavam: Já começou a queima do alho!
Hoje, algumas festas lembram a época das comitivas e fazem o concurso da queima do alho. A comida é preparada no fogão à lenha, com muita banha de porco, temperos e o delicioso cheiro de alho frito. Nesta prova são avaliados o melhor sabor e o menor tempo que um tropeiro pode cozinhar.
Avaliações a parte! Para você Vaqueiro que deseja começar a se aventurar pelo mundo gastronômico, ou que já se aventura, nesta minha primeira coluna do Parque de Vaquejada Luiz de Carvalho temos um cardápio típico, para que juntos nessa nossa estréia você se sinta participante de uma autêntica e saborosa refeição das comitivas de Vaqueiros, Cavaleiros , Amazonas e peões.

INGREDIENTES:

1 quilo de feijão preto.
1 xícara de chá de farinha de mandioca.
1 quilo de linguiça (Tropeira).
2 ovos cozidos.
temperos a gosto (cebola, alho,o que quiser).
1 quilo de toucinho para torresmos.

PREPARO:
Cozinhe o feijão (não deixe desmanchar).
Deixe escorrer o caldo numa peneira.
À parte, picar o toicinho, temperar com sal e fritar os torresmos até ficarem amarelinhos. Fritar a linguiça numa panela tampada com um pouco de água.
Destampar logo que a água secar, para corar. Em meia xícara da gordura deixada pelos torresmos ao fritar, refogar os temperos e o feijão cozido sem caldo.
Adicionar a farinha e os torresmos. Transferir para uma travessa.

Guarnição: Enfeitar o feijão tropeiro com rodelas de ovo cozido e contorná-lo com pedaços de linguiça frita. Servir a couve refogada (aproveite a gordura dos torresmos) em uma travessa separada e o arroz b

Nenhum comentário:

Postar um comentário