sexta-feira, 8 de outubro de 2010

História da Cidade de Encruzilhada - Bahia

História

No ano de 1825, o sertanejo Antônio Carlos Cerqueira, vindo provavelmente da região de Condeúba à procura de um local para melhores negócios, estabeleceu-se às margens do rio água preta; instalou-se então uma selaria no cruzamento de estradas do estado de minas gerais, para o sul e sudoeste da Bahia, a fim de melhor saída dos produtos de sua fabricação, por esse cruzamento, passagem forçada dos boiadeiros e tropeiros, procedentes do estado de minas gerais. Esse fato deu origem ao nome de Encruzilhada.
Muito embora localizada em zona pecuária por Excelência, o lugarejo que surge, evoluia com certa lentidão. Poucos anos depois, isto é em 1891, é inaugurada uma grande casa comercial localizada a Avenida Regis Pacheco nº4, sendo seu proprietário o cel. Da guarda nacional: João de Paula Moreira, que mais tarde viria a ser intendente municipal. O arraial de encruzilhada foi elevado á categoria de vila pela lei estadual 1483, de 17/06/1921, que também criou o município; desmembrando de Vitória da Conquista. Sua instalação ocorreu a 1º de janeiro de 1922. Foi elevada a categoria de Distrito pela lei Municipal nº 04, aprovada pela lei Estadual nº 1.708, de 13/06/1924, que mais tarde criou também o distrito de Campinarama. Nas divisões territoriais de 1936 a 1937 e no quadro anexo ao Decreto lei estadual que regula o assunto, o município aparece formado pelos distritos de encruzilhada, Macarani, Campinas e Ribeirão do Salto.
O decreto lei estadual de 31 de dezembro de 1946 transferiu a sede deste município para Macaraní ficando Encruzilhada como Vila Macaraní cidade. A lei estadual nº 511 de 12 de dezembro de 1952, restaurou o Município de Encruzilhada, desmembrando de Macaraní.
Limites e fronteiras
AO NORTE——- VIT. DA CONQUISTA
AO LESTE——– MACARANÍ
AO OESTE——– CÂNDIDO SALES
AO SUL———— MATA VERDE E DIVISÓPOLIS / MG
Aspectos socioeconômicos da região:
A principal atividade econômica é agricultura, tendo o município atualmente mais de 45.000.000 (Quarenta e Cinco milhões), pés de café. Além do café temos ainda: feijão, milho, mandioca, arroz, laranja e batata-doce. A pecuária é outro tipo de atividade que desde o início de sua fundação até os dias atuais têm se desenvolvido. Encontrando-se grande quantidade de bovinos, suínos, eqüinos e caprinos.
Pequenas indústrias são desenvolvidas como: queijo, requeijão, farinha, manteiga, telhas, tijolos e cachaça. Na mineração o nosso solo é muito rico em minérios, porém sua exploração tem sido feita de forma rudimentar. Podemos destacar alguns minerais encontrados: Águas Marinhas, (com jazidas exploradas e não exploradas) ametista, berilo, Columbita, turmalina e fedspato.
Distância do município:
ENCRUZILHADA – VITÓRIA DA CONQUISTA —– 97 Km
ENCRUZILHADA – SALVADOR ———————– 607 Km
Área em km:
A área do município de Encruzilhada é de aproximadamente: 2.362 Km
População atual:
A população é de aproximadamente 39.800 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário